O Rolamento de um gênio

Leonardo da Vinci, italiano que virou símbolo do renascimento artístico e intelectual, famoso por ser um polímata, ou seja, por ter domínio em diversas áreas de conhecimento, foi o responsável pela estruturação do primeiro desenho deste elemento de máquina, contudo só foi originado no século VIII na Inglaterra. Ele também desenvolveu estudos e descobertas nas áreas de anatomia, engenharia civil, arquitetura, óptica, matemática, entre outras.

Em mais uma de suas contribuições para a humanidade, o projeto do rolamento foi de suma importância para o avanço tecnológico, pois apesar de não vê-los, os rolamentos diminuem consideravelmente o atrito entre as peças e foram usados inclusive em sondas enviadas para Marte.

*Projeto do rolamento de Leonardo Da Vinci

O conceito de rolamento é bem antigo, primordialmente nos leva a pensar que esse elemento de máquina deve ser utilizado apenas para auxiliar no transporte, isso se deve ao fato de sua aplicação em civilizações antigas, como os egípcios, que o empregavam no carregamento de cargas pesadas.

Todavia, um problema era recorrente em todas as civilizações que o utilizavam, não havia uma forma de reduzir o atrito quando se aumentava a velocidade. Então em meados de 1500, surgiu a primeira ilustração do que viria a ser o que hoje chamamos de “gaiola do rolamento”, responsável por manter a distância adequada das esferas, reduzindo a fricção e distribuindo a carga.


CRIADO POR ALESSANDRA ALVES E JOÃO SANTOS
PUBLICADO EM 04/12/2019 ÀS 16:16h POR LUAN FIRMINO

A DGB Rolamentos é especialista em rolamentos, distribuidora autorizada da NSK, FRM, FERSA, NKE e outras.

Alguma dúvida sobre rolamentos?

Fale agora com um dos nossos especialistas:
Ligue: 0800 085 2250
Confira: www.dgbrolamentos.com.br

Estamos em Fortaleza, São Paulo e Juazeiro do Norte.

@dgbrolamentos