Os rolamentos são elementos de máquinas, desenvolvidos para proporcionar baixo atrito, reduzido torque de rotação, suportar o peso de cargas sobre os eixos de tal forma que o movimento rotacional desse eixo tenha baixo ruído, baixa temperatura e baixa perda de energia.
A estrutura de um rolamento, de modo geral, é constituída basicamente por dois anéis separados, mais elementos ou corpos rolantes e uma gaiola, tudo fabricado em aço carbono ao cromo (ganha resistência a oxidação e ao desgaste), exceto a gaiola que tem outros materiais de fabricação.
De modo geral, a figura a seguir mostra esses componentes:
Figura 1 – Estrutura básica de um rolamento
Fonte: Treinamento Girus (2020)
Alguns elementos adicionais são aplicados a essa estrutura básica dos rolamentos, como por exemplo, as placas de proteção, conhecidas como Vedações e que podem ser do tipo Blindadas, feitas em fina chapa de aço, ou de Polímero (borracha). Quando não temos essa proteção na lateral dos rolamentos, popularmente é chamado de Aberto.
Mas para que serve mesmo essas proteções no rolamento? Duas funções básicas:
A primeira é servir de barreira de proteção para a graxa contida atrás dessas placas, contra materiais contaminantes externos, tais como poeira e particulados sólidos no ar, respingos de água entre outros. A segunda e fundamental, é a de reter a graxa dentro do rolamento, principalmente quando está em rotação e temperatura que podem reduzir a viscosidade, daí encontra a barreira da proteção para não escorrer do rolamento.
É preciso dizer que as vedações não tem a função de suportar cargas, e também não são resistentes a desalinhamentos entre os anéis, ou seja, quando a posição de um anel em relação ao outro está diferente, seja porque uma força axial tenta empurrar um dos anéis, como que tentando desmontar, seja por condição de montagem equivocada, ou mesmo a vedação sofre um corte.
Algumas curiosidades:
Rolamento de Blindagem serve para proteger de respingos de Água?
Não. O ideal é que se utilize em ambiente com respingos de água ou outro líquido não reagente a composição Nitrilica, Viton ou Silicone. Motivo: a vedação em borracha toca os dois anéis, um bloqueio mais eficiente, enquanto a Blindagem apenas o anel externo é totalmente vedado. A figura 2 a seguir mostra essa diferença:
Figura 2 – Tipos de vedações e área de contato
Fonte: Catálogo NSK (2018)
Qual material das proteções?
A estrutura básica é composta de uma lâmina fina de aço que pode ser aço carbono (SAE 1020) ou aço moça (SAE1070 – temperado). Essa estrutura básica serve para Blindagem como para Borracha. É que a Vedação de borracha apenas recebe uma camada de um composto polímero que pode ser Nitrílica, Viton ou Silicone.
Qual a Temperatura de Operação?
Por recomendação dos fabricantes, os Rolamentos com Vedações em blindagem de aço podem operar até 110°C. Já para as vedações com proteção de borracha, até 100°C.
Todos os rolamentos têm Proteção?
Não. Em geral rolamentos do tipo Rígidos de Uma carreira de Esferas (conhecida como linha 6000) e alguns tipo rolamentos de contato angular, e autocompensadores.
CRIADO POR PEDRO PAIVA
PUBLICADO EM 24/11/2020 ÀS 09:50h POR LUAN FIRMINO
A DGB Rolamentos é especialista em rolamentos e afins, distribuidora autorizada da NSK, FRM, FERSA, Antares e outras.
Alguma dúvida sobre rolamentos?
Fale agora com um dos nossos especialistas:
Ligue: 0800 085 2250
Confira: www.dgbrolamentos.com.br
Estamos em Fortaleza, São Paulo e Juazeiro do Norte.